Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33970

Share on

Title: O tratamento neonatal com L-triptofano pode reduzir os danos craniofaciais, somáticos e encefálicos em ratos com microcefalia?
Authors: GOUVEIA, Henrique José Cavalcanti Bezerra
Keywords: Microcefalia; Triptofano; Serotonina; Crescimento e Desenvolvimento; Ontogênese de reflexos
Issue Date: 19-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A microcefalia é considerada um achado clínico que pode ser resultado de anomalias congênitas ou decorrer de insultos após o parto. Estudos com modelos experimentais de microcefalia constataram que o sistema serotoninérgico apresenta-se afetado nesta condição. A administração de triptofano ocasiona aumento do triptofano no cérebro, assim como de serotonina, que possui papel no humor, comportamento e ingestão alimentar, além de múltiplas funções durante o desenvolvimento precoce e a morfogênese craniofacial. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tratamento neonatal com L-triptofano sobre a evolução das sequelas craniofaciais, somáticas e encefálicas em ratos submetidos a um modelo experimental de microcefalia. Foram utilizados filhotes (machos e fêmeas) de ratos da linhagem Wistar obtidos através de 24 ratas Wistar adultas. Após a confirmação da gestação, foram formados aleatoriamente três grupos de gestantes: Controle (C, n=8); Azeite (A, n=8); Busulfan (B, n=8). Após o nascimento, os filhotes (n=230) de cada ninhada foram subdivididos em dois grupos submetidos até o 21º dia pós-natal à dose diária (via subcutânea) de: Salina (10mL/kg, 10μl/g) ou Triptofano (10mg/kg, 10μl/g). Foram avaliados: indicadores murinométricos do desenvolvimento, características somáticas, ontogênese de reflexos, medidas craniofaciais e histologia do córtex somatossensorial. Os filhotes do grupo B apresentaram redução significativa do eixo látero-lateral em todo período de lactação. Além disso, houve redução do eixo ântero-posterior a partir do dia 5. No primeiro dia, utilizando o ponto de corte determinado, todos os animais do grupo B foram classificados como microcefálicos. Os filhotes do grupo B apresentaram redução de peso significativa nos dias 19 e 21, retardo no desaparecimento da preensão palmar e na maturação da recuperação de decúbito, colocação pelas vibrissas e queda livre, além de retardo na erupção dos incisivos superiores e inferiores. Com relação às medidas craniofaciais realizadas no dia 28 pós-natal, houve diferença significante nas medidas do crânio (L1, L2, L3 e L9) e da mandíbula (L4, L5 e L6) do grupo B. Além disso, houve redução no número e na área de neurônios do córtex somatossensorial primário. Não se observou efeito do triptofano em nenhum dos parâmetros avaliados. A exposição ao L-triptofano durante o período de lactação não influenciou o desenvolvimento dos animais em nenhum dos parâmetros analisados. Por outro lado, a exposição ao Busulfan ocasionou redução dos eixos cranianos, atraso na maturação de reflexos e características somáticas, redução das medidas craniofaciais e diminuição da área e número dos neurônios do córtex somatossensorial.
Description: CASTRO, Ana Elisa Toscano Meneses da Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TOSCANO, Ana Elisa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33970
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Henrique José Cavalcanti Bezerra Gouveia.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons